domingo, 6 de janeiro de 2013




Silúrico 


Na escala de tempo geológico, Silúrico é o período da era Paleozoica do éon Fanerozoico que está compreendido entre aproximadamente 443,7 Ma e 416 Ma atrás. Sucede o período Ordovícico e precede Devónico.


 Durante a década de 1830, o grande geólogo Inglês Sir Roderick Murchison Impey quando estudava estratos fossilíferos de afloramentos nas colinas do sul do País de Gales nomeou esta fase geológica de Silúrico devido aos Silures, uma tribo celta que viveu ao longo do que é hoje a fronteira galesa-Inglês.



Na tabela 2, podemos observar as séries que constituem o Silúrico:


Período
Série

Pridoli
Silúrico
Ludlow

Wenlock
Llandover


Paleogeográfica

A gigantesca região de Gondwana começou a circundar o globo e colidiu com a região norte da Laurentia, começou-se a levantar montanhas e a forjar um novo supercontinente, Laurásia.

A formação de calcários de Much Wenlock na Grã-Bretanha revela um dos mais diversificados e bem conservados conjuntos fósseis conhecidos, com mais de 600 espécies de invertebrados gravado tal como a formação de Much Wenlock de Gales e a Borderland Welsh contém uma fauna diversificada de mais de 600 espécies (principalmente crinóides, corais, braquiópodes, trilobitas, algas e briozoários) depositados durante o início Siluriano, quando essa área era coberta por uma plataforma marítima relativamente quente e pouco profunda.


Clima

O siluriano ficou marcado pelo degelo das calotes polares e subida do nível medio do mar. O clima do siluriano era semelhante ao de hoje, a terra entrou numa fase de efeito de estufa, com mares quentes e pouco profundos nas zonas tropicais.

  
Fauna e Flora
Após o evento de extinção massiva no Ordoviciano houve uma recuperação rápida da fauna de invertebrados durante o Siluriano a dinâmica biológica e ecológica era semelhante à do Ordoviciano mas mais diversificada. A fauna era composta principalmente por trilobites, crinóides, euriptéridos (escorpiões marinhos) e cefalópodes.

Surgiram os recifes de corais e os primeiros peixes com mandibula, os artrópodes invadiram o ambiente terrestre, aparecem também animais e plantas em áreas continentais já no final do período, o siluriano ficou também marcado pelo aparecimento das amonoides.

Em relação a fauna este período marca o aparecimento das primeiras plantas terrestres.

Fig. 1 - Eurypterus (escorpião marinho)

Fig. 2 - Cephalaspis  (peixe)






Fig. 2 - Cephalaspis  (peixe)

Fig. 2 - Orthoceras regulare (cefalópode)


          
Fig. 2 - Cooksonia (1ª planta vascular conhecida)



Referencias Bibliográficas:

Vera Torres, J A (1994), Estratigrafia, Principios y Métodos. Madrid: Editorial Rueda.
Desconheicido. (2012). Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Siluriano




Sem comentários:

Enviar um comentário